Ir para Quando usar um vidro Laminado?

Quando usar um vidro Laminado?

  • por Dinâmica Vidros
  • |
  • 08/08/2020
  • |

O vidro laminado surge a partir do vidro comum, o qual representa a base para todos os demais tipos de vidro especiais e também é conhecido como vidro float, um vidro plano que pode ser submetido a tratamentos específicos e receber características capazes de suprir diversas necessidades, como é o caso da folha de vidro laminada.

O vidro laminado é produzido a partir da junção de duas folhas de vidro comum com uma camada interna de resina plástica. Após ser submetido a temperaturas muito elevadas, e sob muita pressão, o conjunto se funde e resulta numa folha de vidro laminado. É possível agregar mais de 2, 3, 4 folhas no processo, não há um limite, e a partir de 3 folhas ele passa a ser denominado vidro multilaminado.

As características agregadas a esta nova lâmina trazem vantagens, e a principal delas refere-se ao aspecto de da segurança. Quando o vidro laminado é quebrado, a resina que fica no meio do vidro se encarrega de manter todos os estilhaços de vidros unidos, evitando possíveis ferimentos pois mantem o local do vidro quebrado coberto. Além disso é um tipo de vidro que funciona como isolante acústico e bloqueador dos raios UV, ou seja, protege o ambiente de ruídos sonoros e reflete o calor sem comprometer a passagem de luz.

Conforme preconiza a NBR7199 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o vidro laminado deve evitar a passagem de um corpo físico para o outro lado do vidro, devendo ser aplicado em locais que houver risco de impacto humano como sacadas, mezaninos, varandas, coberturas e guarda-corpo. São resistentes e não espalham pedaços de vidro pelo ambiente, motivo pelo qual são utilizados na fabricação de para-brisas de veículos automotivos.