Ir para O Vidro e as Aves

O Vidro e as Aves

  • por Dinâmica Vidros
  • |
  • 08/08/2020
  • |

Você sabia? Os projetos de arquitetura e urbanismo possuem objetivos benéficos aos seres humanos, realizando transformações principalmente na qualidade de vida das pessoas e considera diversos aspectos como cultura, estética e conceito histórico. Atualmente, o impacto ambiental é mais um dos fatores que devem ser priorizados, afinal é completamente compreensível transpor a estética e considerar a sustentabilidade e a preservação dos seres vivos domésticos e silvestres uma vez que estamos interferindo em seu habitat natural.

O vidro costuma ser um grande vilão para os pássaros que não conseguem distinguir os reflexos do vidro da realidade e facilmente se chocam contra as estruturas. A maioria dos pássaros não possuem grande noção de profundidade, esta percepção não vai além de seus bicos, de maneira que precisam estar muito perto do vidro para distinguir pontos de reflexão. Resultado: milhões de mortes de pássaros que se chocam com essas estruturas, todos os anos ao redor do mundo. Mas a boa notícia é que podemos evitar que isso aconteça, se utilizarmos a tecnologia correta para solucionar um problema que causamos, mesmo que não intencionalmente. A indústria do vidro criou modelos de vidros visíveis e invisíveis ao olho humano capazes de tornar o vidro uma barreira perceptível aos pássaros. 

Vidros especiais, com revestimento que reflete a luz ultravioleta permitem que os pássaros percebam a barreira e mudem seu percurso de voo já que este tipo luz é facilmente notado pelas aves. Vidros fotovoltaicos são vidros que refletem a luz UV, possuem tecnologia capaz de transformar o calor da luz solar em energia causando opacidade ou mudança de cor sem alterar as características do vidro. Produzem energia limpa, trazem conforto térmico e permitem agregar outras tecnologias para aprimorá-lo. O mais importante nessa matéria é que são percebidos pelas aves.

Das soluções visíveis ao olho humano, o mercado oferece Vidros coloridos, com cores distintas e diferentes níveis de opacidade e vidros dicroicos que são multicoloridos e capazes de transmitir e refletir a luz. É possível ainda, adotar a aplicação de adesivos ou iluminar as faixas envidraçadas, ainda que seja uma solução limitada contribui para evitar a colisão de pássaros.


Imagem: Freepik