Ir para Vidro Antibacteriano

Vidro Antibacteriano

  • por Dinâmica Vidros
  • |
  • 08/08/2020
  • |

Você já ouviu falar em vidro Antibacteriano? Lançado em 2007 na Europa, recebeu prêmio de produto inovador voltado para a construção civil, é perfeito para áreas hospitalares já que estas representam o Universo das bactérias e de muitos agentes infecciosos. A novidade chegou no Brasil em 2015 e, segundo seu fabricante, é capaz de eliminar 99,9% das bactérias e evitar a proliferação de fungos dentro de 24 horas. Isso é possível através da técnica desenvolvida e patenteada pela AGC (https://agcbrasil.com/agc-brasil/)  em que se adiciona íons de prata difundidos nas camadas superiores de vidro float. Essas partículas, ao entrarem em contato com os agentes infecciosos desativam seus respectivos metabolismos interrompendo o processo de multiplicação e acabam por destruí-los. É possível encontrá-lo em diversas cores e até mesmo sob a forma de espelhos. Podem ser beneficiados com pintura ou laminação, porém não devem ser temperados pois o processo de têmpera anula a ação bactericida e não devem ser aplicados para áreas externas.

A versatilidade do material o torna adaptável a uma infinidade de ambientes internos, principalmente quando se necessita higiene completa. E o mais legal, também pode ser instalado em residências. As aplicações mais comuns são portas, divisórias, revestimentos de móveis, box e espelhos de banheiro e elevadores. Sua instalação e limpeza devem seguir as normas vigentes, conforme especificações técnicas de cada área de aplicação.

Embora atualmente estejamos diante de uma pandemia COVID-19, causada pelo coronavírus, sabemos que no mundo todo há uma série de outras doenças infecciosas transmissíveis através do contato, e que são até mais graves. Seria relevante poder utilizar vidros e espelhos antibacterianos em locais de grande circulação de pessoas, como elevadores, áreas comuns como hall de entrada, banheiros, consultórios médicos, dentre outros, e poder contribuir com a diminuição do risco para infecções.


Imagem: br.freepik.com