Ir para Quando usar o vidro Temperado?

Quando usar o vidro Temperado?

  • por Dinâmica Vidros
  • |
  • 08/08/2020
  • |

O vidro temperado surge a partir do vidro comum, o qual representa a base para todos os demais tipos de vidro especiais e também é conhecido como vidro float, um vidro plano que pode ser submetido a tratamentos específicos e receber características capazes de suprir diversas necessidades, como é o caso do vidro temperado.

Nesse caso, a folha de vidro comum é submetida a alto aquecimento, fazendo com que as moléculas do interior do vidro se expandam, e em seguida é submetida a um rápido resfriamento (duração de segundos), que faz com que sua superfície solidifique e esses fatores causam uma tensão na peça de vidro, já que as moléculas expandidas no interior do vidro exercem pressão de dentro para fora e são impedidas de fora para dentro pela camada externa, agregando resistência à folha de vidro. Por isso, o vidro temperado é reconhecido por sua resistência e capacidade de absorver impactos sem danificar a folha de vidro. Ele passa a ser considerado 5 vezes mais resistente que um vidro comum.

O processo faz com que quando quebrado, sejam produzidos apenas pequenos pedaços de vidro não cortantes e inofensivos à integridade física, garantindo segurança. Devido a essas características os vidros temperados constituem as janelas laterais de automóveis e em casos de acidentes podem funcionar como saída de emergência para os passageiros. Por ser muito versátil é amplamente utilizado em estruturas e na decoração. Suas maiores aplicações estão em box para banheiro, janelas e portas, tampos de mesa, divisórias, lousas de vidro, prateleiras e etc.

Pode ainda se apresentar na forma de vidro temperado laminado, em que se utiliza duas ou mais folhas de vidro temperado unidas por uma resina para formar um vidro laminado muito mais resistente e especial. Pode ser utilizado em degraus de escadas, piso de vidro, clarabóias e visores de piscinas e aquários.