Ir para Composição de espelhos na parede, crie a sua própria obra de arte

Composição de espelhos na parede, crie a sua própria obra de arte

  • por Dinâmica Vidros
  • |
  • 08/08/2020
  • |

Diversificar a decoração utilizando uma das paredes do cômodo, seja para dar destaque ao ambiente ou para camuflar algum defeito é desafiador e tentador. Que tal apostar na composição de espelhos que harmonizam com qualquer estilo e a um preço acessível e criar sua própria obra de arte? 

O mercado oferece diversos modelos de espelhos, prontos e que podem ser customizados, que são capazes de atender e satisfazer qualquer inspiração. 

Paredes ou cantinhos monótonos podem ganhar vida, ritmo e movimento quando preenchidos por diversos pequenos espelhos, e em diferentes formatos, coloridos ou monocromáticos. 

É mais uma tendência decorativa que inova no visual e traz originalidade ao espaço. 

Permite usar e abusar, investir em molduras de madeira, plástico ou optar pelo acabamento no próprio espelho, trazendo volume e textura, combinando com o restante da decoração e criando um efeito visual ímpar. 

Mesmo parecendo que o tema é livre, é preciso planejar bem alguns aspectos e aliar a criatividade aos fundamentos básicos da decoração para que o resultado final não seja frustrante, para que a boa ideia não se torne um ambiente sobrecarregado, pesado ou visualmente poluído. Cabe, nessa situação, poder expressar um pouco mais da personalidade do proprietário, com liberdade, mas desde que a composição esteja contextualizada no ambiente e, por se tratar de espelhos, que não evidencie ou reflita uma cena ou objetos indesejados.

Diversos espelhos pequenos: cuidado para não exagerar na quantidade ou cor e lembrar que espelhos refletem todo o entorno. 

Ainda assim, é possível utilizar mais de 30 espelhos numa única parede e torná-la a protagonista do ambiente com sutileza e elegância. E pensando nisso, também é importante considerar a altura em que os espelhos serão posicionados, de acordo com as variações de tamanhos de espelhos e do cenário que se deseja projetar através da imagem. Geralmente funcionam bem a altura dos olhos, ainda assim vai depender da localização da parede em questão, se tal localização refletir áreas com imperfeições ou como banheiros e lavanderias esse tipo de decoração deveria ser evitado.

Pensar na luminosidade é fundamental, já que espelhos ampliam a luz natural e criam efeitos com a luz artificial direcionada. Vale à pena lembrar que para esses casos em que se deseja funcionalidade, as composições de espelhos maiores e em menor quantidade favorecem o destaque de um ponto de interesse, além de gerar amplitude e acrescer luminosidade com muito estilo.

Os retangulares “gêmeos” ou “trigêmeos” ampliam o espaço e trazem elegância, os quadrados trazem mais formalidade e organização, e os circulares ou redondos tornam o ambiente descontraído com leveza e delicadeza. Estes últimos formam um ótimo contraste com mobílias minimalistas.

Não há regra pré-definida, com a ajuda de bons profissionais e materiais de qualidade o resultado pode ser perfeito.